terça-feira, 10 de maio de 2011


A CRISE


Nos últimos tempos a palavra mais falada em Portugal é “crise”. O vocábulo vem do grego, krisis e significa decisão, distinção, separação. É portanto um momento de rotura que abrange toda a colectividade, tocando nos pontos mais sensíveis da estrutura social. É o alto nível de desemprego, a perda do poder de compra, o aumento de impostos, entre tantas outras características conhecidas de todos, que fazem com que a criatura humana páre para reflectir e levantar um cem número de questões. Como vou eu sobreviver a estas adversidades? Onde vou ter de cortar para que o orçamento chegue? Como vou eu viver sem trabalho? Como posso dar um futuro melhor aos meus filhos? São algumas das questões que os portugueses vulgarmente colocam no actual contexto.

Lembramos que a Terra está em processo de mudança, para passar de um mundo de expiação e provas para um mundo de regeneração. Assim, os fenómenos de catástrofes, crises e revoltas sociais, não são mais do que sinais da mudança que se está a operar e que nos trará no futuro, um mundo mais justo e pacífico.

Tenhamos fé e confiança em Deus, conforme nos diz o capítulo XXV do Evangelho Segundo o Espiritismo (poderá fazer o download na nossa página no link downloads):


1. Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto,

quem pede recebe e quem procura acha e, àquele que bata à porta, abrir-se-á.

Qual o homem, dentre vós, que dá uma pedra ao filho que lhe pede pão? – Ou, se pedir

um peixe, dar-lhe-á uma serpente? – Ora, se, sendo maus como sois, sabeis dar boas coisas

aos vossos filhos, não é 1ógico que, com mais forte razão, vosso Pai que está nos céus

dê os bens verdadeiros aos que lhos pedirem?

(S. MATEUS, 7:7 a 11.)”



“Orai, trabalhai e esperai. Palmilha todos os caminhos da prova com destemor e serenidade.”

(Emmanuel, in Emmanuel pag.26)

1 comentário:

Amorim disse...

A crise vivida aparentemente é material: desemprego, divida excessiva, greves, conflito social, criminalidade, delinquência, desorganização social, é a crise internacional dizem os governantes.

A sociedade é o conjunto de relacionamentos que todos temos com todos, não é assim?, então devemos analizar a sociedade, mas agora em termos psiquicos ou espirituais, o ser humano deve-se preocupar com a sociedade, e compreender a sociedade é compreender-se a si próprio. É perceber que somos o produto da evolução.

Acumulamos ao longo dos milénios, muitas esperiências traumáticas, sofrimento, dor, medo, ódio, inveja, reagimos e somos gananciosos, violentos, tudo isto provoca um viés à nossa conduta, à percepção da Vida e tudo isto se projecta na sociedade, transferindo para ela estas mesmas carateristicas.

Para desmontar este condicionamento, é necessário um processo de reforma intima, que deve ter o seu enfoque no autoconhecimento, compreendendo o problema, cessa a impulsão de desiquilibrio, fecha-se a porta à Obsessão.

O homem conhecendo-se, compreende-se, compreende os outros, compreende a Vida, já não precisa de se afirmar. Torna-se parte da Vida, tudo é simples, tudo é natural, tudo é belo, tudo é Amor. É o reino da Felicidade.

Já dizia Cristo ele (reino) está no meio de nós....

Abr

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *