quarta-feira, 27 de abril de 2011


FERNANDO DE LACERDA

No passado dia 26 de Março de 2011, a Associação Espírita de Santarém marcou presença activa no seminário Fernando de Lacerda, O Homem e o médium, organizado pela União Espírita da Região de Lisboa. O tema apresentado pelo nosso centro foi Fernando de Lacerda, o filantropo.

Neste post, pretendemos chamar a atenção dos nossos leitores para a importância de conhecerem um pouco mais deste nobre espírito.

Nascido em Loures a 6 de Agosto de 1865, Fernando Augusto de Lacerda e Mello, cedo revelou grande qualidades intelectuais e morais colocando o seu saber ao serviço dos outros. Dedicou-se aos aflitos e analfabetos, ensinando-os a ler e a escrever, não deixando de se preocupar com as questões comunitárias. Republicano convicto fundou a Associação dos Bombeiros Voluntários de Loures, sendo escolhido como primeiro-comandante (29 de Junho de 1887). Por esta época, Fernando é tomado de espanto ao passar a psicografar regularmente, ao início mensagens perturbadoras.

Em 1898, ingressou na polícia administrativa do Governo Civil onde, gradualmente, ascendeu até chegar ao cargo de sub-inspector, tendo sempre se destacado por sua probidade e competência. No ano seguinte (1899), herdou de um tio a Fábrica a Vapor de Baguettes e Galerias, em Lisboa, cuja gestão também assumiu.

A partir de 1906, o médium Lacerda, dá início a uma viragem no seu processo mediúnico, quando passa a receber mensagens do plano espiritual, assinadas por escritores renomeados, já desencarnados. São disso exemplo Camilo Castelo Branco e António José da Silva Pinto, Eça de Queiroz, Alexandre Herculano, Napoleão, Allan Kardec, entre outros.

Na febre da crise da revolução de 1910 e da perseguição à sua pessoa pelo advogado e jornalistaFernão Botto Machado, Lacerda viu-se forçado a abandonar o cargo de sub-inspector da polícia e a rumar ao Brasil. A recusa em naturalizar-se brasileiro, fez com que não pudesse ocupar o mesmo cargo na polícia brasileira. Fernando passou por grandes provações, minimizadas pelo seu amigo Dr. Fernando de Moura que lhe fez uma venda fictícia de dois sobrados na antiga praia do Flamengo, então inscritos em projecto de demolição pela municipalidade, passando o médium a viver das magras rendas dos seus apartamentos.

Em 1918, uma hérnia rebentou-lhe e a operação de urgência levou a que Fernando Lacerda não resistisse, desencarnando a 6 de Agosto, do corrente ano.

Para trás, uma obra de honestidade, abnegação, dedicação, de um alto vulto do espiritismo, que nos deixou como principal obra os 4 volumes do País da Luz, os quais recomendamos a leitura bem como o livro de Manuela Vasconcelos: Fernando de Lacerda: o médium português.

sexta-feira, 22 de abril de 2011


Ciência e Religião





Há medida que o homem avança na sua caminhada, novas barreiras são transpostas e o conhecimento toma de assalto o desconhecido. É nesta linha que ao longo da história temos vindo a assistir sucessivas transcendências de conhecimento, que vão derrubando a mitologia ou religião, que justificava determinados factos até então. É quase sempre num clima de contestação que os grandes cientistas rasgam as ideologias da época e provam através do método experimental, que a ciência mais uma vês se transcendeu. Temos, entre muitos, os exemplos de Copérnico, que derrubou o sistema de Ptolomeu; Galileu quase acabava na fogueira por ter aberto os olhos da Humanidade para a imensidão do espaço; Charles Darwin, que foi fortemente contestado pela sua teoria da evolução das espécies; entre muitos outros.
Verificamos que é a Ciência tem vindo a "rebocar" a religião e esta, depois da comum resistência e face aos dados comprovados, resigna-se e adapta-se. Não nos parece que esta postura religiosa seja a mais sábia. Não será lógico admitir a complexidade e perfeição de Deus nas suas obras? Então será mais lógico contermo-nos em ideias dogmáticas, que não apresentam um significado devidamente fundamentado, ou partirmos do princípio que o Homem não conhece muito do que o rodeia e a Ciência lhe permite avançar com maior suporte, desvendando-lhe novos caminhos? Poderá parecer que estamos a refutar a Religião em detrimento da Ciência, mas não é o que se pretende. Achamos que a divergência prejudica essencialmente a Religião, pelo que não nos parece boa política. Ambas devem convergir, havendo uma perspectiva evolutiva também na Religião. Como é isto possível? Quebrando o gelo das ideias preconcebidas e relacionar as descobertas devidamente comprovadas com a obra divina. A superação é um atributo daqueles que caminham…

sábado, 9 de abril de 2011

Emanuel Cristiano na ACES

 




Emanuel Cristiano é professor universitário, Bacharel em Filosofia, Especialista em Educação e Mestre em Ética pela PUC-Campinas. Médium desde a infância, educou suas capacidades mediúnicas na adolescência. Desde então, trabalha na seara espírita, realizando palestras no Brasil e no exterior desde 1993.
É fundador e presidente do Centro de Estudos Espíritas “Nosso Lar” em Campinas/SP, mas mantém vínculos de afeto e trabalha com o Centro Espírita “Allan Kardec” na mesma cidade, onde iniciou seus estudos sistematizados da doutrina. É fundador e editor da revista Fidelidade Espírita. Na literatura, como médium, assinou as obras:

• Aconteceu na Casa Espírita (Espírito Nora)

• Bastidores da Mediunidade (Espírito Nora)

• Cartas ao Moço Espírita (Espírito Wilson Ferreira de Mello

• Memórias e Confissões (Espírito Pietro Augustus)

• Yvonne Entre Nós (Espírito Yvonne do Amaral Pereira)

• O Zelo da tua Casa (Espíritos Diversos)

• A Pena e o Trovão (Espírito Yvonne do Amaral Pereira)

 Programa:

Dia: 12.04.2011

Tema: Memoráveis Diálogos de Jesus

Local: Leiria



Dia: 13.04.2011

Tema: O Zelo da Tua Casa (sobre a Casa Espírita)

Local: Leiria



Dia: 14.04.2011

Tema: Do Homem às Estrelas: Uma Viagem em Busca de Deus

Local: Santarém



Dia: 15.04.2011

Tema: Aconteceu na Casa Espírita

Local: Águeda



Informações: Isabel Saraiva - Tel: 962 984 388





Fonte: ADEP

sábado, 2 de abril de 2011

Divaldo Franco em Portugal

Divaldo Pereira Franco, o maior conferencista espírita a nível mundial, pessoa simples mas com uma vida notável (centenas de livros editados em várias línguas, milhares de conferências espíritas em mais de 50 países, ONDE SE DESLOCA GRATUITAMENTE A CONVITE DE ESPÍRITAS LOCAIS), professor "Honoris Cause" por várias universidades (apesar de não ter estudos superiores), já palestrou por 3 vezes na ONU, fundador de uma obra social notável (Mansão do Caminho, em Salvador, Baía, Brasil) que tem sido referência para muitas outras e reconhecida pelo governo brasileiro, irá estar em Portugal num curto périplo, a convite da Federação Espírita Portuguesa (FEP):
09  de Abril - 21H00               - Lisboa - Conferência na sede da Federação Espírita Portuguesa, Amadora.
  10 de Abril - 09H30 - 17H30 - Lisboa - Seminário na sede da Federação Espírita Portuguesa, Amadora.
  11 de Abril - 21H00               - Braga - Conferência na Associação  Espírita Luz Caminho.
  12 de Abril - 21H00               - Coimbra - Conferência na Quinta das Lágrimas.
  13 de Abril - 21H00               - Faro - Conferência sobre "Encontro com a Saúde e a Paz" no Auditório da Universidade - Penha.
  14 de Abril - 21H00               - Évora - Conferência sobre "Provas da Reencarnação" - Hotel D. Fernando.
  15 de Abril - 20H30               - Leiria - Conferência sobre "Transição Planetária" - sede da Ass. Espírita de Leiria.
  16 de Abril - 09H30 - 17H30 - Seminário sobre "Regresso do Filho Pródigo" na Associação Espiritualista de Viseu. 
  17 de Abril - 10H30 - 18H30 - Seminário / Homenagem - Fórum da Maia, Maia.
Para mais informações contactar a FEP pelo telefone 351 - 21 497 57 54
Fonte: José Lucas (Óbidos)
Realidades ocultas





















     No meio que nos rodeia, ocorrem frequentemente acontecimentos inexplicáveis ao qual temos tendência de ignorar ou ocultar, pois são denominados de “anormais” e a nossa consciência não quer contrariar a ideia comum, aproveitando então para viver o misticismo. É este sentimento que nos alimenta o pensamento de um sobrenatural que existe e se manifesta, sendo que todos nós conhecemos histórias de fantasmas, objectos que andam ou outro tipo de acontecimentos tidos como inexplicável.

Acreditamos que o homem deve ser racional e não compactuar com a ignorância que se depara ao constatar factos que não consegue explicar. Este tipo de fenómenos acontecem com uma frequência muito elevada ao ponto de fazer parte do nosso dia-a-dia. Quantas não são as vezes que surgem barulhos em casa vindos do nada? Portas ou janelas que abrem ou fecham, louça que depois de arrumada se movimenta, roupeiros e armários que estalam, etc.

Foi no sec. XIX, um pouco por todo o mundo, com especial relevância nos Estados Unidos e na Europa, que surgiu um fenómeno que é conhecido como o das mesas girantes. Estes acontecimentos, ocorriam em locais de diversão da alta sociedade que se reunia especialmente para se divertir com mesas que se moviam, lápis que escreviam somente com o auxilio de pranchetas, pancadas que ocorriam, entre outros fenómenos “inexplicáveis”, manifestando inteligência, pois respondiam a perguntas. Face a este fenómeno surgiram pessoas que se interrogaram com a veracidade dos factos da qual se destacou Hippolyte Léon Denizard Rivail, pedagogo Francês da escola de Pestalozzi. Dotado de um profundo carácter cientifico o Prof. H. Rivail dedicou-se ao estudo dos acontecimentos, escrevendo uma obra memorável “Le Livre des Espirits”(1857), o Livro dos Espíritos. Esta obra notável, revelou não só o porquê de ocorrerem os referidos prodígios, mas também veio revolucionar o conhecimento humano sobre o mundo espiritual, continuando ainda hoje a vender milhares de livros por todo o mundo. Contudo, cabe-nos concluir que tudo tem uma explicação e uma lógica e que muitos dos fenómenos que vivemos frequentemente, são explicados, cabe-nos a nós pesquisar nos sítios certos.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *